Função dos gases na Atmosfera

A atmosfera é uma camada que envolve a Terra, e apresenta uma espessura que ultrapassa 2000 km, apesar de 97% dos gases concentrarem-se entre os primeiros 30 km. Os limites superiores podem chegar a 10000 km.
O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).

Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza.

Os gases são importantes para os seres humanos, pois são aplicados em diversas atividades, tais como: uso doméstico (gás de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indústria. 

Por outro lado, existem os gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis. Estes gases (dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos) prejudicam o meio ambiente, colaborando para o processo de aquecimento global.

Filtro
Uma das funções dos gases da atmosfera é a de impedir a passagem dos raios solares. Esses gases impedem cerca de dois terços das radiações solares, fazendo com que os raios em excesso e nocivos não cheguem à superfície terrestre, assim como conseqüência permita a vida no nosso planeta.

Proteção
No espaço há muitos fragmentos de astros que se desintegram, e constantemente os planetas são atingidos por esses fragmentos, a atmosfera é responsável por não deixar que eles cheguem até a superfície.

Conservação
Dentre as funções da atmosfera, a conservação é muito importante, pois ela é responsável por permitir a vida durante a noite. Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido.

6 comentários:

  1. Gostaria de apelar ao remetente deste assunto que que levasse a mais ricondido lugar para que a imformacao tenha um conhecimento de todas as pessoas do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por me ajudar com este site não achava a função dos gases muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  3. Maconheiro e criançs não são gente kkk

    ResponderExcluir
  4. Foi bom saber a informação do remetente que nos solicita

    ResponderExcluir